Nossa História

A Associação de Assistência Social e Cidadania In Pacto é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos e que não remunera os seus diretores, tendo como objetivo garantir alimentação e insumos básicos às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Ribeirão Preto. Além disso, também busca promover a dignidade humana, contribuindo com oferta de cursos de formação, projetos de escolarização, profissionalização, assistência jurídica, entre outros caminhos favoráveis a mitigar as desigualdades.

A In Pacto foi legalmente constituída em agosto de 2020, inspirada pelo trabalho anterior de Maria de Fátima Pereira, nossa primeira Presidente, que atuou na sociedade por mais de quinze anos, em ações solidárias, assistenciais e de engajamento social.

Em outubro de 2020, a então presidente da In Pacto, Maria de Fátima Pereira, faleceu vítima da Covid-19. Deixou como legado, o ideal do amor ao próximo e da fraternidade, traços marcantes da nossa Associação.

Atualmente, a estrutura da gestão da In Pacto é composta por uma equipe de cinco diretores, que ocupam as funções nas respectivas áreas: presidência, administrativa, financeira, jurídica e social. Conta ainda com o amparo de um Conselho Fiscal, integrado por quatro membros. Ainda é apoiada por dois assistentes que se encarregam das ações de tecnologia e marketing. Na assessoria especial, contamos com a eficaz e imprescindível colaboração da filha mais nova de Fátima, Roberta Pereira, encarregada de estabelecer a comunicação com os associados contribuintes e com os assistidos.

Hoje a presidência da In Pacto é exercida por Renata Pereira, filha mais velha de Fátima, que então ocupava a co-presidência.

Nossa Associação carrega o carisma do Movimento dos Focolares, fundado em 1944 na Itália, por Chiara Lubich, com expansão posterior ao redor dos cinco continentes do mundo. O Movimento tem como ideal, a promoção da unidade entre todos os povos, de maneira a se sanarem as barreiras que dividem os diferentes grupos de pessoas, sejam por crenças, por ideologias, opiniões, classes sociais, culturas, etc.

Dentro do Movimento, há diversos setores sociais, dentre eles o da Economia, em que se visa alcançar o ideal de uma economia de partilha, sustentável e mais justa entre as pessoas. O propósito da In Pacto é suscitar na nossa comunidade, esse sentimento de comunhão e divisão dos bens, atingindo assim, o esperado de Chiara Lubich: “que não haja necessitados entre nós.”

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Administração